quinta-feira, outubro 22, 2009

Muros: Em Baghdad

"As tropas norte-americanas na capital do Iraque, Baghdad, estão a construir um muro à volta do distrito Sunita de Adhamyia, que está rodeado de comunidades Xiitas.

Os 5km de muro de cimento são parte da estratégia para "quebrar o ciclo de violência sectária", disse um porta-voz dos E.U.A."

21/04/2007, BBC News

"O exército americano diz que o muro em Baghdad procurar proteger a minoria Sunita na comunidade de Azamiyah, que «tem estado presa numa esperial de violência sectária e retaliação.» A área, localizada no lado este do rio tigre, seria completamente vedada, com entradas e saídas controladas por soldados iraquianos, o exército americano disse já esta semana.

Mas alguns habitantes do bairro, que está rodeado por áreas Xiitas, queixam-se de não ter sido consultados quanto à construção do muro.

«Isto vai fazer de toda esta zona uma prisão. É um castigo colectivo aos habitantes de Azamiyah,» disse Ahmed al-Dulaimi, um engenheiro de 41 anos que vive na zona. «Vão castigar-nos a todos por causa de uns quantos terroristas aqui e ali.»"

22/04/2007, Fox News

«A nova era do muro começou. Fossos e fortalezas de pedra, olhadas até recentemente como relíquias nacionais e atrações turísticas, estão de volta com a vingança na "guerra global ao terror." (...)

O muro de Baghdad é apenas uma corrente de cercas e sebes e outras soluções de engenharia semelhantes para manter as pessoas separadas, para sua própria protecção e benefício dos governantes.

O negócio da resolução de conflitos está em declínio, e a indústria do cimento está a tomar o seu lugar.»

24/04/2007, The Guardian

Sem comentários: