quarta-feira, setembro 30, 2009

Muros - Infoexclusão

"Nenhum dos sites das 777 maiores empresas portuguesas em volume de negócios possui todos os requisitos que garantam o nível máximo de acessibilidade a pessoas com algum tipo de deficiência, segundo um estudo da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI).

A acessibilidade aos sites significa que pessoas com deficiências podem navegar e interagir na Internet, apesar das limitações visuais, auditivas, físicas, entre outras.

De acordo com o estudo do Grupo de Negócio Electrónico da APDSI, "nenhuma das [777] empresas avaliadas possuía o nível de acessibilidade 'AAA', ou seja, nenhum dos sítios Web avaliados está isento de erros".

Intitulado "Ponto de Situação das Maiores Empresas Portuguesas", o documento conclui que "apenas uma" das empresas avaliadas possuía o nível de acessibilidade 'AA', o nível de acessibilidade intermédio.

Apresentavam o nível de acessibilidade 'A', o nível mais básico, 73 empresas, o equivalente a 9,4 por cento do número total de empresas avaliadas no estudo.  (...)

O objectivo inicial deste trabalho era avaliar a acessibilidade dos sites das 1000 maiores empresas em Portugal em termos de volume de negócios, mas a amostra final do estudo acabou por ser constituída por 777 empresas."

Público

"A Infoexclusão em Portugal (Dados Eurostat 2005)

Mais de metade da população portuguesa não tem as competências básicas para a utilização de um computador (53% da população nunca usou um computador), sendo um dos países com maior nível de iliteracia a nível europeu.  

O nível de escolaridade da população é baixo e a percentagem da população sem acesso a formação profissional (interna ou externa) atinge os 70%.

A nova era da sociedade de informação é uma realidade em que apenas uma pequena percentagem da população tem acesso às novas tecnologias, em particular, à Internet.

Mais de metade dos Portugueses (54%) não têm quaisquer conhecimentos básicos de informática, constituindo uma das taxas mais elevadas da UE. Neste contexto, 22% têm conhecimentos de nível médio e apenas 13% têm conhecimentos elevados.

O número médio de computadores (... ) nas escolas públicas (...) com ligação à Internet é de 5,3%.

Em Portugal, dos 41,3% de agregados domésticos com computador, apenas 26,2% têm acesso à Internet. Na região de Lisboa, este valor sobe para 50,2% dos lares com computador e a ligação à Internet situa-se nos 33,4%.

Num universo de 3,4 milhões de utilizadores, cerca de 72% da população portuguesa não acede regularmente à Internet.

Quanto ao nível de escolaridade, 81% da população com formação educacional de nível superior utiliza regularmente a Internet, contra 77% da população com nível de escolaridade ao nível do secundário. A média de população com formação até ao 3º ciclo situa-se nos 16,4% e a taxa de utilização, por parte dos estudantes, sobe para os 94,5%.

Quanto à formação sobre utilização do computador, 84,6% da população afirma não ter qualquer formação tendo adquirido as competências por via da auto-aprendizagem, 83,5% recorreu à ajuda de colegas e amigos e apenas 51,3% obteve a sua formação com base em livros. Apenas 24,5 % dos portugueses frequentaram cursos de formação em informática há, pelo menos, mais de 3 anos."

AMI - Assistência Médica Internacional

Sem comentários: