sexta-feira, maio 12, 2006

Resposta do Dalai Lama


"Acredito que a falta de compreensão quanto à verdadeira natureza da felicidade é a principal razão de as pessoas infligirem sofrimento a outras. Alguns indivíduos acham que só podem alcançar a felicidade causando sofrimento ou que sua própria felicidade é tão importante, que a dor causada aos outros é insignificante. Esta é uma visão extremamente estreita da vida.", nos ensinou o dalai-lama.
Ser um consumidor consciente é saber que a felicidade está em SER, não em TER. O consumismo é uma doença mundial, pois cria "necessidades" artificiais - como ter um carro último modelo ou ter uma casaco de pele de lhama.
Daí a recorrência com que nosso ilustre visitante fala sobre a necessidade de nos conhecermos internamente. Só desse modo teremos a percepção de nosso papel no mundo. E, assim, poderemos agir com consciência.
"Quando os seres humanos se desentendem, mostram que esqueceram suas semelhanças fundamentais para supervalorizar razões secundárias. Por razões secundárias um homem destrói outro homem e destrói o planeta que o abriga. As crises, a violência, as queixas sobre o declínio da moralidade que nos assolam, mostram que o enorme desenvolvimento externo — sem dúvida útil e necessário — não corresponde a um mesmo nível de desenvolvimento interno da humanidade. Esse cultivar-se internamente é que garantirá nosso direito à felicidade e até à sobrevivência. Porque, por mais mortíferas que sejam as armas produzidas pelo medo e pelo ódio, é necessária a mão de um homem para detonar o gatilho", escreveu o líder tibetano.
Na mesma medida em que o homem pode devastar, ele também tem o poder de transformar positivamente o mundo em que vive. Exercendo a ética da boa convivência com a natureza e com as outras pessoas; cultivando valores como solidariedade, responsabilidade e compartilhamento; para, assim, agir com consciência e contribuir para a construção de uma sociedade sustentável.

Sem comentários: