quinta-feira, junho 01, 2006

Terceiro Domingo - Matando o Tempo


Precisamos do lazer para recarregar as baterias, mas também precisamos do silêncio para nos conhecermos, para escutarmos o que se passa dentro do nosso corpo e mente, para estabelecer conexões com os outros. Precisamos do lazer para sermos humanos. O lazer também é importante para produzir no trabalho. Com tempo para desacelerar, voltamos para o trabalho com mais energia, clareza e criatividade.


Uma das razões para sentirmos que não temos tempo suficiente para tudo ao longo de um dia, é o fato de vivermos numa cultura que nos encoraja constantemente a ter tudo, a fazer mais e mais coisas e até sentir-se fracassado se diminuirmos o ritmo, pararmos ou se fizermos menos coisas. A mensagem que temos a partir disto é que a melhor forma de utilizar o nosso tempo é preenchendo cada segundo com o máximo de actividade possível. Mas isto é um absurdo. Significa que nunca temos tempo para descansar e que nunca fazemos nada realmente bem-feito ou ainda que não conseguimos aproveitar as coisas de forma apropriada, porque estamos sempre com pressa.

Significa que colocamos a quantidade à frente da qualidade e que vivemos nossas vidas superficialmente. Uma vez que se percebe que essa é a forma errada de lidar com o tempo, a forma errada de viver, fica mais fácil mudar.


Carl Honoré - Escritor

4 comentários:

Anónimo disse...

Usa o teu tempo para realizar mas não deixes nunca de sonhar.
Que saibas sonhar e com paciência esperar.
Quem quase morreu esteja vivo,
Quem quase viveu já morreu.
Quem quase é não é, então procure o que é.

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

Anónimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

Anónimo disse...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»